NOSSOS INFORMES:

OS TIPOS DE PELAGEM


As várias raças caninas apresentam diversos tipos de pelagem, variando quanto à textura, densidade, comprimento, etc.
Tal diversidade de tipos está, muitas vezes, ligada à função à qual a raça se destina.
De uma forma simplificada, poderíamos dividir os cães de acordo com a pelagem:



Cães de pêlo longo sedoso sem ondulações

A textura deste tipo de pelagem divide-se em duas variedades, o de pêlo sedoso e fina e de pêlo sedoso mais grosso. Um pêlo mais sensível, mais fino, é fácil de quebrar-se, requerendo, obviamente, maior cuidado tanto no manuseio (escovação e banho) quanto na escolha dos produtos a serem usados. Na raça Afgan Hound
por exemplo: os cães de pêlo liso e claro tendem a ter uma textura mais lanosa e mais fácil de se embaraçar, com aparência de pêlos mais cheios, fofos e não sedosos. Já os cães mais escuros, de uma maneira geral, têm textura um pouco mais grossa, com um aspecto mais pesado.


Cães de pêlo longo liso e levemente áspero

Existem certas raças caninas de pêlo longo, que têm textura levemente áspera. O pêlo é longo, liso, denso, brilhante e os fios são grossos e um pouco ásperos. Dentro deste tipo de pelagem se enquadram as raças: Sky Terrier, Lhassa Apso, Shin Tzu
.


Cães de pêlo longo com ondulações

Estes cães têm uma pelagem com textura toda especial. O pêlo é longo, mais grosso e mais áspero que a classificação anterior. A leve ondulação deve-se à sua textura mais grossa. Essa pelagem é mais impermeável e protege do frio e da umidade os cães que caçam na água. Neste tipo de pelagem se enquadram vários cães do primeiro grupo como: Setter Gordon, Retriver Dourado,
Springer Spaniel, etc.


Cães com dupla pelagem

A expressão "dupla pelagem" aplica-se aos cães que têm o subpêlo denso e macio e sobrepêlo de fios longos, semi longos, semi curtos que dão a silhueta desejada na raça. Os fios da parte externa podem ser ásperos ou semi-ásperos, mas jamais sedosos. Neste tipo de pêlo nunca deve-se usar creme, creme rinse e sim, um bom shampoo que dê volume e corpo.


Cães com subpêlo denso e pêlos longos e lisos

Dentro desta variedade se enquadram as raças Collie, Pastor de Shetland, Pomerania. O subpêlo é denso e macio e o sobrepêlo é longo, profuso, liso e áspero. Essa pelagem deve ser escovada com muito cuidado, pois se o subpêlo for arrancado, perde-se a forma original da pelagem e tira-se a silhueta desejada.


Cães com subpêlo denso e sobrepêlo longo e com leve ondulação

Os cães com essa pelagem têm subpêlo bem denso e macio e sobrepêlo longo, achatado e levemente ondulado. A pelagem não é tão armada como o do Collie, mas uma forma mais rente ao corpo. Nessa classificação se enquadram o São Bernardo
, Terra Nova, Bernaise Moutain Dog.


Cães com subpêlo denso e sobrepêlo de comprimento semi-longo

Estes cães têm subpêlo bem denso e macio e sobrepêlo de comprimento médio que dá forma ao cão. A pelagem é mais cheia especialmente em volta do pescoço. E pode ser subdividida em cães com pêlos mais ásperos e menos ásperos. Os de textura mais áspera são: Matemute do Alaska, Samoieda e Akita. O que essas raças têm em comum é que são originárias de partes do mundo extremamente frias. Os de textura menos áspera são: Pastor Belga, Pastor Belga Terruven e Chow Chow.


Cães com subpêlo denso e sobrepêlo semicurto

Estes cães têm o subpêlo denso que os protege contra o frio e possíveis picadas de insetos. O sobrepêlo é de textura levemente áspera. Essas raças têm pêlos mais denso em volta do pescoço, como se fosse um colar; nas coxas dá a impressão do cão usaar culotes. Dentro deste tipo de pelagem se enquadram as raças: Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Welsh Corgi Pembroke e Welsh Corgi Cardigan.


Tipos peculiares de pelagem

Existem duas pelagens com subpêlo denso, típicas de suas raças distintas. Elas diferem em textura e formato. Estes cães são:
Old English Sheepdog - Ele tem subpêlo denso e macio, como se fosse uma capa impermeável. O sobrepêlo é armado, felpudo, sem nenhuma ondulação e de textura áspera. A pelagem deve dar a impressão de que o cão é roliço.
Puli e Komodor - Estas duas raças raras no Brasil têm pelagem muito peculiar. O cão dá a impressão de ter cordas penduradas ao longo de seu corpo. O sobrepêlo é longo e encaracolado como de um carneiro, o subpêlo é denso e macio.
.
.
Cães de pêlo duro ou pêlo de arame

As expressões "pêlo duro" "pêlo de arame", se referem à sua textura extremamente áspera. O sobrepêlo é alto e espesso, não caindo rente ao corpo; o subpêlo é lanoso e quando não é retirado no "trimming" (tosa) quase se sobressai por entre o pêlo duro, como uma lâ entre os fios ásperos do sobrepêlo. Entre as raças de pêlo duro são: Scottish Terrier
, Schanauzer Gigante, Standart e miniatura, Aridale Terrier, Fox pelo Duro e Irish Terrier etc.


Cães de pêlo curto

Os cães de pêlo curto têm a pelagem desa brilhante e rente ao corpo existindo apenas uma pequena diferença quanto à textura e comprimento. Algumas raças apresentam o pêlo mais macio e outras mais ásperos. Havendo ainda uma pequena diferença no comprimento que pode ser ligeiramente mais longo.



Fonte: Lúcia Helena Salvetti De Cicco / www.saudeanimal.com.br